Promotoria da Cidadania resgata idosa com deficiência mental que mantinha filho em cárcere privado
A Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e Direitos Fundamentais de João Pessoa realizou, na segunda-feira (4), o resgate de uma idosa com deficiência mental no bairro de Mangabeira, na Capital.
Segundo a promotora de Justiça Sônia Maria de Paula Maia, o resgate foi realizado após notícia relatada de que a idosa mantinha um filho, também com deficiência mental, em cárcere privado. “Diante da situação ali revelada, se mostrou imprescindível o resgate da idosa, para os devidos cuidados à sua saúde mental”, informou a promotora.
Na atividade, a promotora contou com o suporte de policiais militares e dos socorristas do Samu (Serviço Móvel de Urgência), que auxiliaram a convencer a idosa a adentrar a ambulância e ser conduzida ao Complexo Hospitalar de Mangabeira, especificamente o Pronto Atendimento de Saúde Mental (Pasm), onde foi internada.
“Todavia, em se tratando de paciente que necessita um tratamento mais intenso, o Serviço de Assistência Social do Pasm solicitou a interveniência da Promotoria para viabilizar uma vaga para internamento da idosa no Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira”, complementou a promotora.
Ainda de acordo com a promotora Sônia Maia, foi feita a solicitação da vaga à Direção Técnica do Juliano Moreira que prontamente atendeu. A Promotoria vai oficiar à direção do Serviço de Assistência Social do Pasm para encaminhar a idosa ao Complexo Juliano Moreira, visando a aplicação de medida de proteção, consistente em tratamento de saúde em regime hospitalar.
Ascom MPPB