JP e CG sobem no ranking de saneamento básico
João Pessoa e Campina Grande subiram cinco posições no ranking do saneamento básico elaborado pelo Instituo Trata Brasil, com base em indicadores de água e esgotos das 100 maiores cidades brasileiras. A boa notícia é notícia no portal G1 nacional, e também local.
Conta que no ranking de 2018 – com dados de 2016 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades – Campina Grande aparece em 11º lugar, e João Pessoa na 37ª colocação.
Informa, ainda que Campina Grande soltou da 18ª colocação para a 11ª em um ano. Segundo os dados, o atendimento total de água na cidade é de 99,98%, e o de esgoto ficou em 93,9%. A nota total de Campina Grande ficou em 8,52.
A cidade ficou na 7ª colocação na lista dos municípios com indicadores mais positivos de volume de tratamento de esgoto com relação à água consumida, atrás apenas de Jundai (SP), Limeira (SP), Nitéroi (RJ), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP) e Salvador (BA), que tem 100% de atendimento.
Campina Grande também se destacou positivamente em relação ao Índice de Perdas de Faturamento Total (IPFT), que afere o volume de água produzida, mas não faturada. As perdas ocorrem por vazamentos, erros de leitura dos hidrômetros, furtos e outros fatores.
A cidade teve um indicador de 1,89%, ficando em 2º lugar, atrás apenas de Vitória da Conquista (BA).
O indicado de atendimento de água em João Pessoa, por sua vez, foi de 100%, mas o de esgoto ficou em 74,78%. A nota da Capital foi 7,07 e ela conseguiu subir do 42º lugar para o 37º .