Cássio priorizada produção de energia limpa
Indústria modernas e novas oportunidades de geração de emprego e renda estiveram no centro da pauta de uma reunião de trabalho entre o senador Cássio Cunha Lima, no exercício da presidência do Senado, e um grupo de especialistas para tratar de fontes renováveis e da produção de energia limpa no Brasil, mas particularmente na Paraíba, a exemplo dos parques eólicos.
“Sempre trabalhamos muito fortemente em favor dessa agenda de desenvolvimento ambientalmente sustentável. E foi no meu período à frente do Governo da Paraíba que demos o primeiro passo para a produção de energia a partir dos ventos no Estado, com a criação do Parque Eólico em Mataraca”, disse Cássio.
A citação foi uma referência ao Parque Eólico Vale dos Ventos, que atualmente produz energia suficiente para abastecer uma cidade como cerca de 100 mil habitantes, o equivalente a cerca de 5% da demanda total dos paraibanos.
“Esta produção eólica, segundo os especialistas, evita a emissão de 17 mil toneladas de gases poluentes e de efeito estufa a cada ano”, acrescentou o presidente em exercício do Senado Federal.
Presente na reunião de trabalho a presidente da Comissão de Direito de Minas e Energia da OAB-PB, Priscilla Menezes, especialista em Direito das Energias Renováveis, apresentou ao senador paraibano propostas que podem acelerar a implantação desse tipo de energia, fundamental para o meio ambiente, no país, cujo potencial ainda é pouco explorado.
O encontro ocorreu nesta segunda-feira (23) serviu para avaliar com os dirigentes da instituição ações que tramitam no Congresso Nacional e que podem incrementar a produção de álcool, fortalecendo o plantio de cana e a geração de emprego e renda no Estado.