Política

Tem eleição antes da eleição de outubro

Em Tocantins tem eleição suplementar para o Governo do Estado no dia 3 de junho, quando os eleitores daquele estado elegem o substituto do governador Marcelo Miranda, recém cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decisão reafirmada pelo Supremo.

No estado, moram muitos paraibanos. Por isso, o interesse sobre quem os eleitores querem eleger. Os senadores Vicentinho Alves (PR) e Katia Abreu (PDT), além do ex-prefeito (Palmas) Carlos Amastha (PSB) e o governador interino Mauro Carlesse (PHS) são personagens do pleito de junho.

Levantamento de um instituto de pesquisa mostra ligeiro favoritismo de Vicentinho Alves. Na primeira consulta indica ele com 21% das intenções de voto; em seguida, empatados com 17% cada, Katia Abreu e Carlos Amastha; depois aparece Mauro Carlesse na quarta colocação, com 14%.

Pelo menos um candidato deve ficar fora da disputa, caso seja esse o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral. Trata-se de Amastha. Ele se afastou da prefeitura de Palmas em abril para as eleições de outubro.

No entanto, poderá não participar dessa disputa por causa do prazo de desincompatibilização não ocorrer no período certo para esta primeira eleição, antes da prevista pelo calendário eleitoral para outubro deste ano.

Por isso, o impedimento dessa candidatura. Ha informações de que outra desistência será da senadora Katia Abreu, que está com indicativo de adesão ao colega de parlamento nacional Vicentinho Alves.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo