destaque 2

90% dos deputados federais vão para à reeleição

A grande maioria dos atuais deputados federais não querem perder a boquinha e, dos atuais 513 integrantes da Câmara, em Brasília, pelo menos 410 querem ser reconduzidos nas eleições deste ano. É o que mostra um levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

O levantamento revela que o número de candidatos à reeleição seja de 410, e de 480, no máximo. Aqui, na Paraíba, dos 12 deputados federais da bancada, apenas Marcondes Gadelha (PSC) e Luiz Couto (PT) não concorrerão. No entanto, o filho Leonardo Gadelha (PSC) vai substituí-lo nas eleições de outubro. O petista porque concorrerá a vaga de senador.

Conforme indica a pesquisa, 33 deputados já decidiram não se recandidatar, sendo 21 (4,09%) por desistência e 13 (2,53%) porque resolveram disputar outros cargos. Outros 70 parlamentares (13,65%) admitem concorrer as Senado, a presidência da República, a governador e vice-governador ou a deputado estadual, dependendo das composições locais.

O levantamento foi divulgado em março e será atualizado após as definições de convenções partidárias, que ocorrem até o dia 5 de agosto. No entanto, para um dos responsáveis pelo estudo, o diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, os números devem permanecer inalterados.

(ExtraPB com informações do Diário do Poder-Diap)

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo