Fernando Naia entrega obras inéditas em Rio Tinto
O prefeito Fernando Naia (PSB) realiza à frente do comando de Rio Tinto, cidade com mais de 24 mil habitantes, o que mais lhe apraz. Na quinta-feira (6), dia de emancipação política, ele inaugurou de uma única vez, duas rotatórias temáticas, o novo letreiro turístico e uma praça, também a pavimentação da Travessa de acesso da Regina 1 à Regina 2.
Chama a atenção que os investimentos para a execução das obras são oriundos de recursos próprios, da própria Prefeitura. Não cortou o bolo comemorativo ao aniversário de fundação de Rio Tinta de três metros. Foi um dia de festa e contou com a participação maciça da população, autoridades e auxiliares do governo municipal.
A entrega das obras aconteceu por etapa, começando com a entrega do calçamento das ruas ligando a Regina 1 à Regina 2, uma solicitação antiga dos moradores, que trafegavam com dificuldades no trecho, expostos ao esgoto que se acumulava no local. Após ouvir novo pedido da população, o gestor de comprometeu em calçar a terceira via interligando as duas ruas da comunidade.
Depois, aconteceu a entrega da Praça “Arnaldo Barbeiro”, localizada na Avenida Assis Chateaubriand, e na sequência as duas rotatórias temáticas e de mobilidade urbana, do “Peixe-Boi” e do “Bicho Preguiça”, na Avenida Manuel Gonçalves (Rua da Mangueira).
Quando dos discursos, Fernando Naia destacou o significado turístico e ambiental nas mensagens representadas pelas duas rotatórias. Para ele, o “Peixe-Boi” é uma referência à presença do mamífero aquático no Litoral do município, inclusive com um projeto de preservação da espécie pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), em Barra de Mamanguape, distante 30 quilômetros do centro da cidade.
Conforme o gestor, a segunda rotatória faz menção à concentração dos animais preguiças, existentes nas copas das árvores da Praça João Pessoa, no centro da cidade. “Além do caráter ecológico, quando destacamos aqui a importância da preservação dessas espécies em nossa cidade, unimos a construção dessas rotatórias à necessidade de termos um trânsito com uma melhor mobilidade”.
Em seguida, ele frisou que “o turística que visita Rio Tinto, ou passar por aqui, também vai poder registrar os nossos animais em forma de escultura”, complementou Naia.
Letreiro
Já em relação ao novo letreiro turístico da cidade, localizado bem em frente à Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, cuja frase “EuAmoRT”, medindo 7 metros de cumprimento por 1,50 de altura, o prefeito destacou:
“O novo monumento turístico foi preparado com todo carinho. Colocamos três modelos para votação na internet, e a população escolheu esse, com cerca de 70% de aprovação. Ele se transforma agora em parada obrigatória para os visitantes de nossa linda Rio Tinto”, afirmou.
Ele destacou, ainda, o empenho de toda equipe do seu governo na execução das obras executadas pela Secretaria de Infraestrutura do Município.