Gaeco faz operação policial em João Pessoa
Com o apoio das policiais Civil e Militar, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) está nas ruas cumprindo três mandatos de prisão, busca e apreensão, além de sequestro de bens. As ordens judiciais expedidas pela 1a Vara da Comarca de Santa Rita foram realizadas no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa.
Batizada de Operação Escribas, a ação busca desarticular um esquema criminoso, assim como, recuperar valores desviados pela cúpula da serventia extrajudicial do Cartório do 2º Ofício de Notas e Registro de Imóveis da cidade de Santa Rita, na Região Metropolitana da capital, nos anos de 2015 e início de 2016, quando recebia, em espécie, os valores devidos, a título de emolumentos, em razão de serviços de registros de, pelo menos, dois mil contratos de compra e venda com alienação fiduciária com força de escritura pública e não realizava o recolhimento devido, causando um prejuízo de mais de R$ 1 milhão a terceiros, ao Ministério Público, ao Poder Judiciário, ao Município de Santa Rita e ao Fundo de Apoio ao Registro de Pessoa Natural.
Os investigados podem responder pelos crimes de peculado, falsidades Ideológicas, crimes contra à ordem tributária, além do crime de lavagem de dinheiro, cujas somas podem chegar a mais de 20 anos de reclusão.
A operação do MPPB, conta com apoio da Secretaria de Estado e Defesa Social, por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE), e Polícia Militar, através do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).