Política

Ruy diz que pensão a ex-governadores está perto do fim

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) informou que os privilégios aos ex-governadores está perto do fim. Co-autor da projeto, ele disse que a PEC – Proposta de Emenda à Constituição, que acaba com a pensão dos ex-chefes do Poder Executivo avançou na Câmara dos Deputados e deverá ser aprovado no plenário.

A iniciativa já recebeu parecer favorável do parlamentar-relator Samuel Moreira e, agora, será submetida a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça. Em seguida, será levada a plenário para a votação dos 513 deputados federais.

Atualmente, ex-governadores de vários estados, incluindo da Paraíba, recebem elevados pagamentos mensais de forma vitalícia, independente de contribuição prévia. Para Ruy Carneiro, essa prática desrespeita o cidadão comum, que trabalha a vida inteira para obter a sua aposentadoria.

“Vemos ex-governadores receberem pensões que podem chegar até R$ 64 mil. Se aposentam com valores elevados após um pequeno ciclo de mandato enquanto a população geral passa anos para se aposentar”, afirmou.

Conforme ele, “esse tipo de regalia política é prejudicial para o desenvolvimento econômico. Valores como esse poderiam ser usados em políticos públicas para saúde, educação, entre outras áreas”.

Em vídeo, Ruy destaca: “Essa é uma luta antiga nossa. Somos um dos autores dessa proposta de emenda à Constituição e felizmente recebemos notícias positivas sobre sua tramitação. O parecer favorável do relator Samuel Moreira e o processo de avaliação na CCJ deve encaminhar o projeto para votação na Câmara em poucos dias”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo