MPs pedem exoneração de servidores por nepotismo
Recomendações do Ministério Público, em diversos estados brasileiros solicitando que prefeitos exonerem parentes, das suas gestões, em virtude de práticas de nepotismo, eclodem em todo o Brasil. Essa semana o MP do Ceará recomendou à prefeita de Boa Viagem, Aline Vieira, que exonere 20 servidores do município por nepotismo em até dez dias. Enquanto isso caduca na justiça paraibana uma denúncia contra o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSD) por nepotismo junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) por empresar parentes dele e da primeira dama e pré-candidata a vice-governadora, Micheline Rodrigues (PSDB).
De acordo com o promotor de Justiça Alan Moitinho Ferraz, da Comarca de Boa Viagem no Ceará, a chefe do executivo do município, o vice-prefeito, secretários municipais e vereadores têm utilizado os cargos que ocupam para empregar parentes na prefeitura do município, configurando nepotismo. Veja detalhes: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/05/19/ministerio-publico-do-ceara-pede-exoneracao-de-20-servidores-da-prefeitura-de-boa-viagem-por-nepotismo.ghtml
Neste mês o MP da Paraíba recomendou ao prefeito de Sousa e de Lagoa Seca a exoneração de parentes na sua gestão, mas não fez referência a ação que investiga o nepotismo na Prefeitura de Campina Grande, na gestão de Romero Rodrigues. Dentre os parentes de Romero Rodrigues identificados estão à esposa do deputado estadual Moacir Rodrigues e cunhada do prefeito Romero Rodrigues. Giovanna Karla Barros Fernandes do Carmo está lotada no Gabinete do prefeito e tem salário de R$ 14.196.
Da mesma forma, consta na denúncia a contratação de Izabel Maria Veiga de Oliveira, irmã do gestor Romero Rodrigues Veiga, estando descrita em matérias da PMCG publicadas no próprio site da Prefeitura pela Coordenadoria de Comunicação – CODECOM, ocupando o cargo de Coordenadora do Programa Mais Educação, junto à Secretaria de Educação do município de Campina Grande – PB, por nomeação do citado prefeito.
Também estão na lista esposas, filhos e filhas e primos de vários vereadores de Campina Grande que compõem a base de apoio do prefeito Romero Rodrigues. Pelo menos 12 parentes de vereadores e de pessoas ligadas ao alto escalão político de Campina Grande estão inseridos na folha de pessoal do município com gordos salários. Os vencimentos chegam a passar de R$ 14 mil.