Contagem regressiva para recadastramento do servidor
Faltando menos de uma semana para o término do prazo para a atualização cadastral dos servidores públicos estaduais da Paraíba, 45,2 mil deles ainda não fizeram o procedimento. Os servidores ativos e inativos podem ter os salários do próximo mês bloqueados, caso não façam a atualização cadastral. De acordo com dados da Secretaria de Administração do Estado, na Paraíba 113 mil servidores devem atualizar os dados. Até agora, porém, apenas 60% deles já fizeram.
O anúncio para a atualização cadastral foi feito pelo Governo do Estado desde o dia 21 de maio, através de uma portaria publicada no Diário Oficial. O procedimento está sendo realizado, pela internet, desde o dia 1º deste mês e vai até o dia 30 (próximo domingo). O receio da Secretaria de Administração é de que os servidores deixem para a última hora. “A nossa recomendação é de que os servidores façam o procedimento o quanto antes”, lembrou a secretária de Administração do Estado, Jacqueline Gusmão.
Na internet
Para fazer a atualização basta acessar o portal do Governo do Estado (www.paraiba.pb.gov.br). Lá, o servidor vai clicar num banner, localizado na parte superior da página principal, que será direcionado para o link da atualização. O servidor poderá realizar o procedimento usando inclusive um celular ou um tablete que tenha acesso à internet.
Após entrar no site, o servidor vai preencher os seguintes campos: matrícula, CPF, nome que está no contracheque e o valor do pagamento do mês de abril (o valor deve ser o líquido). Neste campo, onde o servidor vai digitar o valor do pagamento, os números devem incluir os dois dígitos finais (centavos).
Para quem ainda tem dúvidas sobre como deve preencher os dados, o Governo do Estado da Paraíba disponibiliza o canal 0800 083 9800. A ligação é gratuita e os servidores poderão tirar dúvidas com os atendentes, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30, inclusive em horário de almoço.
Outro canal de tira dúvidas
O Governo do Estado também disponibilizou um ambiente artificial de tira dúvidas. Pelo site www.tiraduvidas.pb.gov.br a pessoa pode digitar qualquer palavra-chave que o sistema localiza a resposta correta para a dúvida. Neste ambiente artificial é possível, inclusive, se comunicar com uma atendente virtual, chamada de Sofia. Ao acionar esse atendimento desenvolvido com inteligência virtual, o servidor poderá também ter acesso aos vídeos que mostram o passo-a-passo de como preencher os campos da Atualização Cadastral.