Operação Calvário prende o executivo Ivan Burity
Depois de um velho e tenebroso inverno, o Gaeco – Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, voltou as ruas para cumprir a 5ª fase da Operação Calvário e já prendeu o secretário Executivo de Turismo, Ivan Burity.
Como se sabe, investiga o desvio de recursos públicos da saúde durante o governo do ex Ricardo Coutinho. A fase de hoje cumpre 28 mandados, sendo três de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão.
A operação está sendo realizada em cinco estados. Aqui na Paraíba, os mandados foram determinados pelo desembargador Ricardo Vidal. Também está preso, além de Ivan Burity, o diretor do Hospital Geral de Mamanguape, Eduardo Simões Coutinho.
Em relação a Eduardo Coutinho, o Ministério Público não havia confirmado a prisão dele. A ação acontece simultaneamente em João Pessoa, Santa Rita e Mataraca. A operação está sendo realizada, ainda, no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Alagoas.
A Operação Calvária é aquela que já prendeu a ex-secretária Livânia Farias, Leandro Carvalho e Maria Laura Carneiro, e desarticula uma organização criminosa de ter desviado mais de R$ 1 bilhão da saúde paraibana, entre 2011 e 2019, período do Governo Ricardo Coutinho.
Na ação da manhã de hoje, o Gaeco contou com a colaboração importante da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e de outras instituições federais.
Blog de Marcone Ferreira