Política

Maranhão quer redução dos tributos de combustíveis

O senador Zé Maranhão passou a defender uma revisão na carga tributária do País, no momento em que começa o debate sobre uma reforma fiscal. O senador mira, especialmente, os impostos pago nos combustíveis, e lembra como a carga chega a representar 45% do total bancado pelo consumidor quando abastece seu veículo.

Pontuou o senador: “Ora, do preço que se paga pela gasolina e pelo diesel lá no posto de gasolina, para abastecer o carro, o ônibus, o caminhão, nada menos do que 45% são impostos, isso é perverso. São 16% de Cide, PIS/Pasep e Cofins mais 29% de ICMS. Sim, senhores, 45% de impostos, mais de 25% só de ICMS, então isso precisa ser revisto.”

E arrematou: “Parece-me que rever impostos, em especial a generosa fatia do ICMS, é a única ferramenta caseira, o instrumento interno de que podemos lançar mão para atenuar o problema sem maiores tardanças. Sei que isso não é fácil. Dificilmente, os governos estaduais, com os seus orçamentos já comprometidos, às vezes, até com programas sociais vigentes, concordariam com tal mudança.”

(Com informações do blog de Helder Moura)

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo