Ricardo Coutinho é denunciado pelo MP, ele e mais 34
Tal como a trajetória do condenado Sérgio Cabral, o ex-governador Ricardo Coutinho está seguindo o mesmo passo, sendo, inicialmente, denunciado pelo Ministério Público do Estado no âmbito da Operação Calvário/Juízo Final. Ele e mais 34 comparsas por suspeita de participação numa organização criminosa que lapidou os cofres públicos paraibanos.
“O grupo mantinha um modelo de governança regado por corrupção e internalizado nos bastidores dos poderes Executivo e Legislativo do Estado da Paraíba, o qual se destacou, com maior intensidade, a partir da ascensão do denunciado Ricardo Vieira Coutinho ao governo estadual”, segundo a denúncia.
De acordo com os promotores, as investigações revelaram “uma corrupção entendida como sistêmica que, com uma voracidade jamais vista, sequestrou o Poder Executivo do Estado da Paraíba, penetrou no Legislativo e, fazendo escola, conseguiu fazer morada, com expansão deliberada de seu ‘modelo de negócio’, em diversas Prefeituras desta unidade federativa (relembre o que se disse sobre o projeto de pulverização dos contratos de gestão pactuado, na área de saúde)’”