destaque

Covid: Partículas no ar podem ser 3ª via de contágio

Contato com superfícies contaminadas e, principalmente, gotículas expelidas por pessoas infectadas são as duas formas mais estabelecidas de contágio pelo novo coronavírus. Há ainda indicativos, menos consensuais, de que se pega a doença também por meio dos aerossóis, partículas que ficam suspensas no ar.

Desde julho, essa terceira via é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde. Agora, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos se manifestou na mesma linha, mas pouco depois retirou o alerta de seu site, para espanto dos pesquisadores. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Jorge Pontual, correspondente da Globo em Nova York, para entender o vaivém do CDC e recordar confrontos recentes do governo Trump com seus cientistas.

A outra convidada é a infectologista Rosana Ritchmann, do Instituto Emílio Ribas. Ela descreve os diferentes modos de contaminação e o grau de risco de cada um. Explica quais são as consequências, para o protocolo sanitário, de aceitar formalmente a existência da transmissão pelo ar. E lembra o que devemos fazer, a título de proteção, enquanto não temos todas as respostas.

G1 – Foto: G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo