Justiça proíbe pesquisa que beneficiaria Emerson Panta
Uma pesquisa seria jogada no asfalto de Santa Rita e tinha o objetivo de beneficiar o prefeito Emerson Panta, candidato à reeleição. A Justiça Eleitoral, claro, impediu a veiculação após acolher denúncia do Ministério Público.
Conforme a denúncia, havia indícios de vícios e visada “incutir na cabeça da população que o candidato Dr. Panta está com vantagem considerável, o feito já fora reproduzido em larga escala”.
Em seu despacho proibindo a divulgação da pesquisa, o juiz eleitoral anotou:
“Compulsando os autos, verifico que resta satisfeita a presença dos elementos que evidenciam a probabilidade do direito alegado na inicial, uma vez que a documentação carreada para os autos leva a crer, em princípio, que a pesquisa possui vícios que devem sanados antes de divulgada a referida pesquisa.”
Conforme a decisão, “é importante destacar que a pesquisa eleitoral tem a capacidade de influenciar e de induzir o eleitorado, de manipular e distorcer os resultados, convertendo-se em um instrumento privilegiado de propaganda eleitoral, cabendo, assim, a intervenção da Justiça Eleitoral”.
A pesquisa foi encomendada à empresa Consultoria e Pesquisa Técnica Ltda/Consult Pesquisa e Hitalo Marques de Santana. A multa é de R$ 20 mil em caso de descumprimento da decisão.
Blog de Marcone Ferreira