Fiocruz revela aumento de 700% de casos da Covid-19
De acordo com a Fiocruz, através do Observatório Covid-19, o número de casos da doença no Brasil teve um aumento de 701,58% entre os meses de janeiro e março deste ano. O que é impressionante.
O número de mortes, em que pese um percentual menor em relação ao de casos confirmados, teve um aumento de 468,57% no mesmo período. Aí vem a quem deseja a avaliação de que, de fato, estamos numa guerra (sanitária).
O que mais está chamando a atenção é o crescimento de mortes entre os jovens na faixa etária dos 20 aos 29 anos de idade, que atinge 872,73% e dos 30 a 39 anos, 813,95%.
Diz o boletim da Fiocruz que “esta mudança no perfil de casos e óbitos contribui para o aumento da pressão sobre o sistema de saúde, potencialmente prolongando o tempo médio de internação”.
E mais: “além disso, já que se trata de uma população com maior circulação devido às atividades de trabalho, é importante considerar o potencial de transmissibilidade aumentado devido a esse rejuvenescimento.”
E chama atenção: “portanto, este fenômeno requer atenção dos gestores para uma intensificação da adoção das medidas de mitigação, como as de distanciamento físico e social”, diz boletim.
Redação/O Antagonista