Mundo

Indonésia encontra submarino rachado e 53 tripulantes mortos

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, lamentou neste domingo (25) a morte dos 53 tripulantes do submarino que desapareceu na quarta-feira (21).

“Todos nós, indonésios, expressamos nossa profunda tristeza por essa tragédia, especialmente para as famílias da tripulação do submarino”, declarou Widodo a jornalistas, segundo a agência de notícias Reuters.

Widodo afirmou que o KRI Nanggala-402 foi localizado no mar de Bali.

Segundo Yudo Margono, porta-voz da Marinha, sonares detectaram um objeto semelhante a um submarino a 850 metros de profundidade, além do que a embarcação seria capaz de suportar. Um veículo de resgate subaquático fornecido por Singapura foi usado para obter confirmação visual.

O comandante das Forças Armadas da Indonésia, Hadi Tjahjanto, disse que mais partes da embarcação foram descobertas neste domingo, incluindo uma âncora e roupas de segurança usadas pelos membros da tripulação.

O chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono, disse que a tripulação não tinha culpa pelo acidente, afirmou que o submarino não sofreu um blecaute e culpou as “forças da natureza”.

“O KRI Nanggala é dividido em três partes, o casco, a popa e as partes principais, que estão todas separadas, com a parte principal tendo sido encontrada rachada”, disse ele. “Existem partes espalhadas do submarino e seu interior na água.”

Aviões, barcos e centenas de soldados foram mobilizados para localizar o “KRI Nanggala 402”, um submersível de cerca de quarenta anos de construção alemã, desaparecido durante exercícios militares.

As esperanças de sobrevivência da tripulação já eram consideradas mínimas, pois as reservas de oxigênio do submarino estariam esgotadas.

G1 – Foto: Marinha da Indonésia via AP

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo