Projeto aprovado de autoria de Ruy protege cães e gatos
O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) está comemorando a aprovação do projeto de lei de sua atuaria, aquele que proíbe a realização de tatuagens em animais com fins estéticos.
No texto, o deputado deixa claro que o ato será sujeito a detenção de três meses a um ano, além de multa. Agora, a proposta segue para a votação do Senado. Lá, também, deve ser aprovado.
“Minha expectativa é que obteremos êxito no Senado. Não tenho dúvidas disso. Como defensor da causa animal, sou contra a qualquer tipo de ato que possa causar dor e prejuízo. Na falta de bom senso é necessário a legislação para punir esses agressores”, comentou Ruy.
A proibição se aplica apenas a tatuagens e piercings realizados por motivos estéticos em cães e gatos, conforme justificativa que acompanha o texto do PL.
O objetivo é evitar qualquer questionamento sobre a legalidade de procedimentos utilizados na identificação, rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio – bois, cavalos e porcos.
As consequências, de acordo com veterinários, no material usado na tatuagem causam dermatites, infecções, cicatrizes, queimaduras… em alguns casos até necrose da pele. Os piercings, além da dor e dos riscos de infecção, aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes.
Ruy vai defender que a limitação da proibição seja ampliada a todos os animais.
Blog de Marcone Ferreira