João prevê mudanças no Cidadania após nova regra
O governador João Azevêdo esperou a aprovação da reforma política, consolidada ontem com o fim das coligações proporcionais, para anunciar que seu Cidadania irá passar por uma reformulação. Só não revelou se através de uma fusão ou se a incorporação de outras legendas está em curso.
“Essa aprovação no Senado das modificações da legislação eleitoral fará com que no próximo ano em vez de 36 partidos, número atual, passaremos a ter um 1/3 disso. As regras não permitirão que tenhamos pequenos partidos sobrevivendo, 12% de uma votação nacional para que você participe…”
“… O coeficiente eleitoral para eleger um deputado será de 170 mil votos. Isso vai alijar do processo vários partidos e a tendência é acontecer o que está acometendo com o DEM e PSL, fusão, incorporação, criação de novo partido… Isso vai acontecer”, avaliou.
No caso do Cidadania paraibano, segundo o governador, “somos governo, temos 45 prefeitos, mais de 300 vereadores, teríamos condições de formar uma chapa, mas tem partidos que não montam”, declarou João Azevêdo em entrevista à Rádio 96.1.
Blog de Marcone Ferreira