Cidadedestaque

Hélder Moura, o imortal, toma posse hoje na APL

Jornalista (um dos mais categorizados da Paraíba) e escritor. Helder Mouro toma posse nesta sexta-feira (3) na Academia Paraibana de Letras (APL). Será saudado pelo professor e escritor José Mário Branco, também integrante do colegiado.

Helder assume a cadeira 26, que tinha sido ocupada por Juarez Farias e tem como patrono o padre Inácio Rolim. Também tiveram acento o monsenhor Pedro Anísio e o ex-governador Tarcísio de Miranda Burity.

Tendo ingressado no jornalista em 1983, Helder Moura começou sua trajetória na Gazeta do Sertão, onde se tornou editor-chefe. Venceu diversos prêmios de poesia e em 1985 lançou o livro Coração de Cedro.

Biografia – Natural de Campina Grande, Hélder Moura concluiu o curso de Bacharelado em Informática, em 1978, e, em 1982, Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas (Algoritmos), no Campus II da Universidade Federal da Paraíba, atual Universidade Federal de Campina Grande.

Em 1981, ingressou no curso de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba. Em João Pessoa, concluiu o Mestrado em Literatura e Psicanálise, pela Universidade Federal da Paraíba, e ainda o curso de Psicanálise, pelo Instituto Lattes (Toledo-PR).

Desde 1992, passou a exercer uma militância no jornalismo, passando pelo jornal Gazeta do Sertão, Jornal da Paraíba, TV e jornal Correio da Paraíba, TV Cabo Branco, além da participação em podcast como Intrometidos e Arena.

Literatura – Na área literária, venceu vários prêmios de ensaios e poesia e, em 1985, lançou o livro “Coração de cedro”. Em 2012, lançou em Lisboa e Óbidos (Portugal) seu primeiro romance “O incrível testamento de Dom Agápito”, que se encontra em 4ª edição e já foi traduzido para inglês, italiano e espanhol.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo