Após anos marcados por baixo número de concursos públicos, em meio ao aperto das contas públicas e à pandemia, 2022 promete uma grande oferta de vagas para o funcionalismo.
Elas estão distribuídas em mais de 5 mil municípios e as inscrições para o concurso foram prorrogadas até 21 de janeiro devido ao baixo número de inscritos, afetado pelo período de festas de fim de ano e de férias escolares.
A Petrobras tem mais de
700 vagas de nível superior, com salários a partir de R$ 11 mil e inscrições abertas até esta quarta-feira (5).
Ao menos duas das polícias militares do país têm concursos abertos no momento (São Paulo e Amazonas) e especialistas em concursos avaliam que até 25 disputas por vagas poderão ser abertas ao longo de 2022, entre polícias militares, civis, federal e legislativas.
A saúde deve ser outro destaque no ano, com a perspectiva de investimentos no setor por estados e municípios, diante do ano de eleição para governadores e do caixa cheio dos entes subnacionais, que tiveram forte crescimento da arrecadação de impostos em 2021.
“O plano orçamentário do governo federal prevê mais de 30 mil vagas para 2022, entre vagas novas e outras que já existem e o pessoal já concursado vai ser chamado”, destaca Daniel Lustosa, coordenador pedagógico do AlfaCon Concursos, empresa que atua na preparação de candidatos para concursos.
O Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2022, aprovado pelo Congresso em dezembro, prevê 33.208 vagas para concursos públicos em 2022, sendo 4.263 para criação de vagas e 28.945 para provimento — quando são chamados os aprovados em concursos abertos ou novos concursos.
A peça orçamentária também destina R$ 2,29 bilhões para o Censo 2022 e o preenchimentos das vagas de concursos do IBGE.
G1
Curtir isso:
Curtir Carregando...