destaqueMarcone FerreiraPolítica

Ações Penais da Calvário são remetidas para eleitoral

Ao remeter as ações penais contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) para a Justiça Eleitoral, o desembargador Ricardo Vital de Almeida (foto), relator dos processos da Operação Calvário, cumpre o novo rito determinado pelo STF – Supremo Tribunal Federal.

Além de Coutinho, réu em 13 ações penais, foram beneficiadas outras 16 pessoas, junto com o ex-governador paraibano acusados de integrar uma organização criminosa, instalada na Paraíba entre 2011 e 2018; que teria desviado mais de R$ 134 milhões da Saúde e Educação dos paraibanos.

Os autos decorrem dos feitos da ação penal relativa a VII fase da Operação Calvário, deflagrada pela Polícia Federal em 17 de dezembro de 2019, que prendeu o ex-governador Ricardo Coutinho no aeroporto de Natal (RN), quando o mesmo retornava de uma viagem da Europa.

O desembargador-relator da Calvário, em seu despacho, anotou: “Recentes decisões das cortes superiores no sentido de caber exclusivamente à Justiça Eleitoral aferir sua própria competência jurisdicional ou decliná-la à Justiça Estadual”.

Conforme o magistrado, motivo que levou “a remessa integral do feito e de todos os processos a ele referentes, inclusive os que tramitam em segredo de Justiça, á corte especializada para os fins de análise de competência”.

Ao todo, são 22 ações penais e cujo desvio calculado pelo Ministério Público remontam a um prejuízo para os cofres públicos na ordem de R$ 370 milhões. De acordo com o Gaeco/MPPB, o ex-governador Coutinho é réu em 13 delas e é apontado como o “comandante máximo” da organização criminosa.

É importante ressaltar que, mesmo remetendo os autos para a esfera eleitoral, o desembargador Ricardo Vital não declinou a competência jurídico sobre os feitos da Calvário. Certamente, vai aguardar a resposta da Justiça Eleitoral para começar o procedimento de condenação dos réus.

Veja abaixo os integrantes da orcrim que cumpriram prisões preventivas:

  1. Ricardo Vieira Coutinho (ex-governador – PSB)
  2. Estelizabel Bezerra de Souza (deputada estadual – PSB)
  3. Márcia de Figueiredo Lucena Lira (prefeita do Conde – PSB)
  4. Waldson Dias de Souza (ex-secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão)
  5. Gilberto Carneiro da Gama
  6. Cláudia Luciana de Sousa Mascena Veras
  7. Coriolano Coutinho
  8. Bruno Miguel Teixeira de Avelar Pereira Caldas
  9. José Arthur Viana Teixeira
  10. Breno Dornelles Pahim Neto
  11. Francisco das Chagas Ferreira
  12. Denise Krummenauer Pahim
  13. David Clemente Monteiro Correia
  14. Márcio Nogueira Vignoli
  15. Valdemar Ábila
  16. Vladimir dos Santos Neiva
  17. Hilário Ananias Queiroz Nogueira

Blog de Marcone Ferreira

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo