CidadedestaquePolítica

Em JP, professores têm reajuste acima do % nacional

Em anúncio feito agora a pouco, a Prefeitura de João Pessoa divulgou que os professores do município terão um reajuste acima do anunciado pelo Governo Federal de 33,23%.

Por decisão do prefeito Cícero Lucena, o aumento chegará a 33,40%. Isso representa uma conquista para os profissionais de educação de João Pessoa, considerando se tratar do maior reajuste já concedido na Rede Municipal de Ensino da Capital.

Atendendo a mais uma reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem), nas negociações no último dia 27, a PMJP aplicou o percentual do abono salarial em cima do valor da produtividade, onde o professor já tinha 15%.

Aplicando os 16,5% do abono, representando um acréscimo de 1,8% nos salários, totaliza 33,24%, cerca de um terço a mais sobre os salários de dezembro.

Com esse percentual, João Pessoa irá pagar 22% acima do novo piso nacional e teremos um dos melhores salários do Nordeste, podendo chegar até 330% a mais que o valor do piso…”

“… Se nossa intenção fosse apenas cumprir a Lei do Piso, bastaria aplicar 15%. Atualmente, o piso nacional divulgado para 2022 é de R$ 2.884,10, para um regime de trabalho de 30 horas”, explicou a secretária da Educação, América Castro.

A secretária falou ainda que João Pessoa não teria a obrigatoriedade de aplicar esse índice de 33,23%, uma vez que a Prefeitura já paga acima do piso nacional. “Esse índice representa o percentual para os municípios que ainda não atingiram o piso…”

“… Porém, a categoria contou com a sensibilidade e o comprometimento do prefeito Cícero Lucena, em realizar uma educação de qualidade, que também passa pela valorização dos profissionais de educação, ofertando um dos maiores aumentos à categoria do magistério, já realizado no município”, esclareceu a secretária.

Sobre o abono – É apenas uma forma provisória de registro no contracheque, mas que será gradativamente incorporada ao vencimento do servidor sem prejuízo financeiro.

Blog de Marcone Ferreira

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo