Veja critério para realizar teste da Influenza em CG
A Secretaria de Saúde de Campina Grande iniciou a aplicação dos testes da Influenza no último final de semana. Os exames são realizados no Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, no Hospital Municipal Dr. Edgley, nas Unidades de Pronto Atendimento Dr. Maia (no Alto Branco) e Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica), e na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), para as gestantes.
O exame é aplicado em pessoas com sintomas característicos de gripe quando os pacientes estão com até três dias de sintomas. O teste identifica os tipos A e B da Influenza, que englobam até 21 subtipos, inclusive as variantes H1N1 e H3N2. “Contudo, é importante frisar que o exame não especifica o subtipo, a variante, mas diagnostica o tipo, se é Influenza A ou B, o que já é suficiente para estabelecer os critérios de tratamento. Para verificar a variante, teríamos que fazer um exame genômico, o que não é relevante para adotar a conduta médica para o paciente”, esclareceu o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.
O diretor do Hospital Pedro I, médico Tito Lívio, explicou em quais pessoas o teste é aplicado. “Os pacientes eletivos para esse teste são aqueles com sintomatologia mais forte, como dor no corpo excessiva, febre, vômito, diarreia, coriza, com até três de sintomas, ou seja, que não se encontram na janela adequada para aplicar o teste de covid-19, já que o exame do coronavírus só identifica a doença entre o terceiro e sétimo dia de sintomas”, explicou.
Dessa maneira, o município consegue estabelecer uma estratégia para identificar as doenças na janela adequada e, caso não esteja no período certo para fazer teste para a Covid, o paciente é testado para a Influenza, o que ajuda a não haver subnotificação de nenhuma das doenças.
Codecom