destaqueMarcone FerreiraPolítica

Eleições-2022: Médico faz alerta preocupante à saúde

A polarização da disputa eleitoral poderá causar um problema sério a saúde do coração, conforme o alerta feita pelo conceituado cardiologista paraibano Valério Vasconcelos, em entrevista à Rádio Arapuan.

Para chegar a essa conclusão, ele disse que uma pesquisa feita nos Estados Unidos, após a realização das eleições americanas, no confronto vencido por Biden contra Trump, houve a constatação de um aumento de 17% nos casos de infarto e doenças cardíacas.

Esse mesmo fenômeno poderá acontecer nas eleições de 2 de outubro, quando os brasileiros vão escolher presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais. Doutor Valério foi ao ponto:

Com essa disputa acirrada, a polarização e ânimos exaltados pode acontecer um fenômeno similar em nosso país […] Durante o período eleitoral existe uma liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que estreitam os vasos sanguíneos e a pulsação arterial…”

“… Quem tem fatores de risco terá mais dificuldades para o sangue circular. Isso passa a ter repercussão por conta do estreitamento dos vasos e pode levar a pessoa com stress elevado a ter sérios problemas no coração”, alertou.

E mais: “Esse sentimento exagerado de preocupação, negatividade, associado ao stress, pode provocar consequências. As artérias podem sofrer alterações. Quando você olha para uma pessoa exaltada percebe que a face fica enrugada, do mesmo modo acontece com a artéria, e essa dificuldade do sangue circular pode levar a derrame ou infarto, além de arritmias, após aumento de adrenalina na circulação”.

Em meio a essa preocupação, surge uma boa notícia, quando observa que “ainda tem alguns meses para se prevenir, como tratar a pressão, controlar as taxas de colesterol, praticar atividade física regularmente e não descuidar da saúde”.

Reforçou, ainda, que “o coração gosta de coisas boas. Aquelas grandes emoções que afetam muito você, aquilo que você guarda, pode te levar a problemas cardíacos”.

Blog de Marcone Ferreira – Foto: Reprodução

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo