O ex-presidente Lula (PT) tem uma boa vantagem sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), virtual candidato à reeleição. Porém, os números apresentados pela última pesquisa divulgada na última sexta-feira (24) apresenta um exagero gigantesco, principalmente as registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Números que não batem, por exemplo, com o levantamento da Potencial Inteligência, que tem uma parceria com o Diário do Poder, que o colunista do site Cláudio Humberto traz em primeira mão, produzida também em dezenas de jornais. De acordo com o levantamento doa PI, o petista mantém o favoritismo. Porém, com o 40,9%, contra 33,2% de Bolsonaro.
O estudo é a média ponderada das intenções de votos para as eleições presidenciais deste ano, nos estados e tem como base as mais recentes pesquisas registradas no TSE. A vantagem real de Lula é de 7,7 pontos percentuais, bem menor do mostrado por algumas pesquisas, a exemplo do Datafolha.
A Potencial Inteligência revela que o petista lidera em 17 estados brasileiros, enquanto Bolsonaro em 8, sem que tenha ocorrido pesquisas para presidente no Amapá e Rondônia.
Conforme a matéria veiculada no Diário do Poder, “a análise do estatístico Zeca Martins [diretor do Potencial] contempla 25 pesquisas, com mais de 37 mil entrevistas em 1.000 municípios”. Ainda, de acordo com o Potencial Inteligência, “Ciro Gomes (PDT), em 3º, tem média ponderada de 6,7% das intenções de voto, contra 1,8% de Simone Tebet (MDB)”.
Os demais candidatos somam apenas 5,1%, os indecisos são 6,8% e prometem votar “branco” ou “nulo” 5,5% dos eleitores brasileiros. O estudo utiliza Estatística Descritiva e faz o cálculo da média ponderada da intenção de votos em cada um dos estados.
Redação/Diário do Poder