Tema sobre transparência levantado por Pedro é falso

No debate de ontem da Band, o primeiro das eleições de outubro, um dos temas versou sobre a transparência pública, levantado pelo candidato do PSDB, Pedro Cunha Lima. Ele afirmou que a Paraíba ocupa atualmente o 24º lugar em transparência.
Em cima desse assunto, o candidato dos tucanos fez duras criticas ao governador João Azevêdo (PSB). Para a Controladoria Geral da União (CGU), a informação de Cunha Lima é falsa, considerando os dados de 2021.
Na verdade, no ranking da transparência da CGU, a Paraíba é o segundo estado mais bem avaliado do Nordeste e sexto do Brasil. A nota leva em consideração aspecto como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos e acompanhamento de obras públicas.
A média da Paraíba é 9.83, acima da nacional que é de 8,84. O Estado ocupou a 24º posição no levantamento feito em 2016 quando o governador era Ricardo Coutinho, atualmente filiado ao Partido dos Trabalhadores e inelegível para as eleições deste ano.
Blog de Marcone Ferreira