Câmara concebe cidadania a professora universitária
Em solenidade realizada no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, nesta quarta-feira (30), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu a Antônia Lêda Oliveira Silva o título de Cidadão Pessoense pelos serviços prestados como professora universitária à capital paraibana. O vereador Bosquinho (PV), autor da propositura, esteve presente na ocasião para a entrega da honraria.
Natural da cidade Mombaça, no Ceará, Antônia veio para a Paraíba, onde também tem familiares, quando foi aprovada no vestibular para o curso de Enfermagem. Em João Pessoa, desde então, tem se dedicado à vida acadêmica, colaborando na criação de mestrados e doutorados. Um dos grandes destaques de sua atuação, atualmente, é o desenvolvimento do Instituto Paraibano de Envelhecimento da Universidade Federal da Paraíba (IPE/UFBP), primeiro da América Latina, no âmbito de universidades públicas.
Para o vereador Bosquinho, a professora tem todas as capacitações acadêmicas para a obtenção da honraria: “Ela realiza um trabalho no Instituto Paraibano do Envelhecimento da UFPB, preocupada com aqueles que já fizeram tanto pelo município, pelo estado. Diante dessas qualificações, fazemos esse reconhecimento a uma pessoa que dedica tantos anos de sua vida a essa causa, tendo seu trabalho reconhecido na América Latina. É de se comemorar um trabalho assim sendo realizado aqui, na UFPB”.
A professora dedicou a honraria aos seus familiares e aos colegas da categoria. “Não me vejo em outro lugar. Tudo o que faço é para a UFPB e, se é para a UFPB, é para o público, é para todos”, afirmou.