Cidade

UPAs de Campina realizam mais de 180 mil atendimentos

As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campina Grande realizaram juntas em 2022 o total de 181.562 atendimentos. A UPA 24h Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica) executou 102.859 procedimentos e a UPA 24h Dr. Raimundo Maia (Alto Branco) realizou 78.703 atendimentos.

Na UPA do bairro Dinamérica, quase 75% dos atendimentos foram de baixa complexidade (Ala Verde). Na UPA do bairro Alto Branco, mais de 70% foram atendimentos clínicos, outros 26% foram de ortopedia e 3% de odontologia.

Uma das novidades em 2022 foi a implantação do projeto LEAN, do Ministério da Saúde, com o sistema Fast Track, que acelera os processos para agilizar o atendimento aos pacientes. Esse método reduz em até 70% o tempo de espera.

Na UPA do Alto Branco, também foi implantado um serviço de plantão odontológico para urgência e emergência, que funciona diariamente das 7h às 23h para casos como necrose/secreção purulenta; odontalgia aguda; pulpite; abscesso dentário ou periodontal (gengiva); alveolite; fraturas dentárias; luxação do maxilar; pericoronarite; remoção de suturas; restauração provisória ou definitiva que estiver fraturada causando dor; celulite (com edema intra-oral ou extra-oral) e tratamento de hemorragia intra-oral.

Em 2022, a UPA do Dinamérica também implantou um novo serviço de infectologia para atendimento específico de casos virais, com o objetivo de evitar que outros pacientes possam ser infectados. E ao longo de todo o ano passado, várias reformas foram executadas nas duas unidades.

“Neste ano, nosso objetivo é qualificar os serviços da UPA Dinamérica de porte II para porte III junto ao Ministério da Saúde, o que aumenta ainda mais a capacidade de atendimento e os recursos de custeio”, disse o secretário de Saúde, Gilney Porto.

Codecom

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo