A Câmara de Vereadores de Campina Grande aprovou uma “Moção de Aplausos” ao Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) por sua reeleição para continuar na Vice-Presidência do Senado Federal. O requerimento, de autoria da Vereadora Ivonete Ludgério (PL), foi aprovado em plenário, na sessão do último dia 9 deste mês.
Veneziano foi eleito pela segunda vez como 1° vice-presidente do Senado Federal no último dia 2 de fevereiro, com a aprovação de 66 dos 80 senadores presentes à Sessão. Com a reeleição do Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para Presidente da Casa, os dois continuarão no comando do Senado Federal pelo biênio 2023-2024.
Ao propor a honraria a Veneziano, Ivonete Ludgério lembrou que o Senador, quando aclamado Vice-Presidente, agradeceu a confiança dos colegas e destacou os propósitos de sua gestão, ao lado de Rodrigo Pacheco, no comando do Senado. “Veneziano afirmou ser fundamental, neste momento, promover a harmonia entre os poderes, a pacificação do País e a união do povo brasileiro. Da mesma forma, garantir a apreciação das matérias necessárias ao desenvolvimento do Brasil”, disse a vereadora.
Biografia
Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto nasceu em 17 de julho de 1970. É filho da ex-Senadora e ex-Deputada Federal Nilda Gondim e do Jurista e ex-Deputado Federal Vital do Rêgo; irmão da Médica Rachel Gondim Vital do Rêgo Freire e do Ministro do Tribunal de Contas da União – TCU Vital do Rêgo Filho; neto do ex-Governador da Paraíba Pedro Moreno Gondim e sobrinho neto de Argemiro de Figueiredo; casado com a Advogada Ana Cláudia Vital do Rêgo, pai de dois filhos, Pedro Henrique e Mateus.
Veneziano fez a sua formação escolar em Campina Grande, no Instituto São Vicente de Paulo, fazendo posteriormente o ginásio na Escola Virgem de Lourdes (Lourdinas) e o Ensino Médio no Colégio Imaculada Conceição (Damas). Iniciou curso de Direito em 1987, na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, transferindo-se posteriormente para o Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB, onde concluiu sua graduação e fez pós-graduação em Direito Criminal.
Em 1996, Veneziano foi eleito Vereador em Campina Grande, sendo reeleito no pleito seguinte, no ano 2000. Foi eleito Prefeito em 2004 e reeleito em 2008. Em 2014, foi eleito Deputado Federal e, em 2018, eleito o Senador mais votado da Paraíba, com 844.786 votos (24,63% dos votos válidos), cargo que exerce atualmente. Foi eleito Vice-Presidente do Senado em 2021, sendo reeleito agora, em 2023.