Murilo Galdino defende a volta do pacto federativo
Em meio a intensa movimentação dos prefeitos em Brasília, o deputado federal Murilo Galdino (Republicanos) disse que “estamos iniciando uma semana importante”, destacando que “a marcha empunha a luta municipalista que tanto defendo”.
Ainda seguindo seu ponto de vista, o parlamentar, do alto da tribuna da Câmara Federal, defendeu os municípios pequenos que, segundo ele, “dependem exclusivamente das receitas federais e estaduais e estão em situação crítica com pleitos básicos na saúde e na educação”.
A fala de Galdino ganhou repercussão no início da programação da 24ª Marcha dos Prefeitos, que acontece em Brasília. Ele fez o relato de alguns problemas enfrentados pelas prefeituras que dependem dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
– Nós recebemos relatos diários de gestores municipais que não estão conseguindo atender os compromissos. São prefeitos penalizados com cortes na receita e lidam na ponta com as dificuldades da população e pedidos que vão de um balde de água a um botijão de gás de cozinha -, comentou.
E arrematou: “A reforma tributária tem que beneficiar os pequenos municípios brasileiros, o Pacto Federativo tem de ser revisto para aumentar as suas receitas, porque são eles que está na ponta da corda”.
Blog de Marcone Ferreira