Pobreza Menstrual: Ruy distribui 15 mil absolventes
Cerca de 15 mil mulheres foram beneficiadas com a iniciativa do deputado federal Ruy Carneiro, que doou absolventes higiênicos dentro do projeto batizado de “pobreza menstrual”. A distribuição aconteceu na Comunidade do S, no bairro do Róger, em João Pessoa.
O engajamento no projeto aconteceu graças a decisão de Ruy de abrir mão do auxílio-mudança, um recurso extra que os parlamentares recebem no começo do mandato. O deputado responsável pela iniciativa, como se sabe, é contra o pagamento.
– Ao abrir mão do auxílio-mudança, decidi utilizar os recursos para ajudar iniciativas em áreas esquecidas pelo poder público. A pobreza menstrual atinge milhares de mulheres em situação de vulnerabilidade social, que não possuem recursos pra comprar absolventes.
– Isso envolve não apenas a questão de higiene, mas tira meninas das salas de aula por vários dias todos os meses. Além da ação pontual, a ideia é chamar a atenção da sociedade para essas temáticas -, acrescentou.
Carol Martins, uma das organizadoras do projeto “Sem Pobreza Menstrual” agradeceu a iniciativa do parlamentar paraibano:
– Por conta do grande volume de absorvente, decidimos fazer a entrega aqui na Comunidade do S, que possui um grande número de pessoas em vulnerabilidade social. Iniciamos o projeto em 2020 e atualmente atendemos mais de dez comunidades -, disse.
Blog de Marcone Ferreira