Conquistando resultados impressionantes, o Banco de Brasília (BRB) obteve um lucro líquido de R$ 70 milhões nos primeiros três meses de 2023, o que significa um crescimento de 20,3% se comprado com o mesmo período do ano passado. É bom lembrar que brevemente o Banco de Brasília será instalado em João Pessoa.
Os números só aumentam se levado em consideração, também, o retorno sobre o patrimônio líquido médio registrado no período alcançou a marca de 13,1%. O banco chegou à R$ 32,2 bilhões de carteira de crédito ampla, aumento de 38,8%.
O desempenho da carteira de crédito do BRB, nos primeiros três meses do ano, apresentou crescimento em diferentes linhas de negócio. No crédito imobiliário, onde o BRB é líder do mercado no DF há 3 anos e já ocupa a 6ª posição no ranking nacional, o Banco alcançou saldo de R$ 7,23 bilhões, aumento de 48,5% em 12 meses.
Principal produto da carteira PF (pessoa física), o crédito consignado atingiu, também no 1T23, saldo de 14,82 bilhões, crescimento de 38% na comparação com 1T22. No crédito rural, o saldo foi de R$ 797 milhões, o que garantiu a liderança ao BRB, por dois anos consecutivos, nas linhas Pronaf e Pronamp. A carteira de crédito PJ atingiu crescimento de 78,6% nos últimos 12 meses, alcançando 3,88 bilhões.
Mesmo em um ambiente de juros altos, a concessão de crédito do BRB no trimestre apresentou uma taxa de expansão de 35,3%, na comparação com o 1T22. Destaque para os créditos imobiliário, com aumento de 47%; rural, crescimento de 41%; e à Pessoa Física, que ampliou em 35%.
As receitas de intermediação financeira advindas das operações de crédito no 1T23 totalizaram R$ 1,29 bilhão, o que corresponde a crescimento, em um ano, de 45,6%.
As captações totais chegaram a R$ 36,8 bilhões no 1T23 com crescimento de 13,3% no ano. Destaque para os depósitos a prazo, que totalizaram R$ 22,8 bilhões e Judiciais, R$ 10,17 bilhões.
No mesmo período do ano, o BRB registrou aumento de 49,5% da base de clientes. O Banco fechou os primeiros três meses do ano com 7 milhões de clientes e presença em mais de 5.200 municípios brasileiros, 93% do território nacional, 39 países e todos os continentes. O número considera os clientes também do banco digital Nação BRB FLA, em parceria inovadora e estratégica com o Flamengo.
“O BRB seguiu sua estratégia de modernização, expansão e diversificação dos seus negócios, mantendo a qualidade dos seus ativos de crédito e focado na melhoria do atendimento aos seus clientes. Aumentamos as nossas principais receitas, mantivemos a qualidade dos ativos de crédito, com uma significativa redução na inadimplência, e seguimos nossa estratégia de busca do aumento da eficiência e da rentabilidade. Na comparação com o último trimestre do ano passado, apresentamos um controle significativo das despesas. Isso deve seguir ao longo do ano, principalmente com a melhoria no ambiente de negócios e a redução dos juros no segundo semestre”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa (foto).
Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília.