Cidadedestaque

Antigo barril de cimento será exposto em João Pessoa

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba devem apresentar, na tarde desta quarta (14/06), em João Pessoa, o primeiro barril de cimento (imagem acima) produzido na América Latina, precisamente na fábrica de cimento Portland na Ilha Tirirí (Santa Rita), em 1892. A exposição ocorrerá durante o Semtec (Seminário Técnico da Indústria de Cimento e Cal), que será realizado no Hotel Manaíra.

“A primeira forma de acondicionamento de cimento era em barris, e este barril foi identificado com o exemplar mais antigo da América Latina, e representa um marco para a história da indústria cimenteira, que tanto floresceu na Paraíba”, explica o professor Sandro Marden Torres, da Universidade Federal da Paraíba.

A indústria pioneira da Ilha Tirirí foi, incialmente, explorada por um grupo nacional, cujo diretor executivo era um engenheiro gaúcho formado na França, e o parque fabril foi construído por um engenheiro carioca que estudou nos Estados Unidos e teve o projeto assinado por um renomado engenheiro inglês.

O cimento da fábrica foi utilizado na construção da antiga Cadeia Pública de João Pessoa, o revestimento dos antigos reservatórios de água que existiam na Praça João Pessoa e também em obras complementares do Theatro Santa Roza.

Os estudos relacionados com o funcionamento da fábrica foi objeto de pesquisa de doutorado do aluno e perito criminal federal Alysson Medeiros, que tem o professor Sandro como orientador.

Para Alysson, a descoberta é o resultado de um imenso trabalho de equipe, que envolve não só professores e colegas do programa de doutorado, como também colegas de trabalho na Polícia Federal, moradores do distrito de Livramento, em Santa Rita, e também funcionários da empresa que atualmente ocupa a ilha onde encontram-se as ruínas. (Mais em https://bit.ly/43zXYeD)

Semtec – O seminário acontece, entre os dias 14 e 15 de junho, no Hotel Manaíra (João Pessoa), com diversas palestras de técnicos e produtores de todo o País, apresentando as novas tecnologias e inovações na linha de produção e manutenção, além de cuidados com o meio ambiente.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo