Um dia para ficar marcado na carreira. Neste sábado, o volante Joeliton estreou pela Seleção Brasileira, em amistoso contra Guiné, e ainda marcou o primeiro gol da partida, no estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona. O jogo terminou com vitória do Brasil por 4 a 1.
Ao fim do primeiro tempo, o jogador revelou a ansiedade com a estreia e o sentimento a balançar as redes.
– Estava sonhando no quarto, imaginando esse momento. Primeiro jogo da seleção, é orgulho grande. Fiquei lembrando do tempo de criança, desde a peneira no Sport e todo caminho até aqui. Passou um filme na cabeça. Na hora do gol foi um sonho. Estou muito feliz – afirmou.
Joeliton fez jus à trajetória como centroavante antes da transição para o meio-campo. O gol ocorreu aos 26 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta, Richarlison desviou de cabeça e Koné espalma. No rebote Joelinton estava bem posicionado para empurrar para o gol.
No segundo tempo, Joeliton foi substituído pelo companheiro de Newcastle Bruno Guimarães. Enquanto caminhava para o banco de reservas, ele foi aplaudido pelos torcedores na arquibancada.
Não foi só a arquibancada que aprovou. Ao fim do jogo, o técnico Ramon Menezes elogiou o desempenho do jogador, quando questionado sobre os estreantes da Seleção:
– Joelinton e Ayrton estrearam muito bem, fizeram ótimo jogo. Joelinton confirmou tudo que a gente esperava desse atleta. É um atleta muito forte, que pode dar uma contribuição muito grande para a seleção brasileira na fase defensiva e ofensiva.
A primeira convocação de Joelinton para a Seleção Brasileira ocorre uma boa temporada no futebol inglês. O brasileiro atuou em 40 dos 45 jogos do clube em 2022/23, foi titular em 37 oportunidades e fez 8 gols.
Ex-jogador do Sport, Joelinton chegou ao Newcastle em 2019, após se destacar no Hoffenheim, da Alemanha. Contratado para ser atacante – como nos clubes anteriores -, ele se transformou em uma das referências do time e em ídolo da torcida após mudar de posição, em uma transformação feita pelo técnico Eddie Howe.
A Seleção Brasileira volta a campo na próxima terça-feira, para enfrentar Senegal, em Portugal.
G1 – Foto: Pau Barrena/AFP