destaquePolítica

Ruy defende que artistas da terra sejam valorizados

A valorização do forró tradicional e a defesa de uma maior participação de artistas nordestinos nos eventos juninos foram exaltadas pelo deputado federal Ruy Carneiro em Brasília. “Vários artistas da nossa cultura nordestina estão aqui em Brasília para discutir um projeto importantíssimo, que está tramitando aqui na Câmara Federal. A iniciativa trata dos recursos para eventos juninos e estabelece o percentual mínimo de 80% de artistas regionais nessas festas da região nordeste”, ressaltou.

O parlamentar participou nesta terça-feira (20), de uma reunião com diversos músicos e representantes da cultura regional na residência oficial do Presidente da Câmara Federal, Arthur Lira. “Nossa preocupação é a mesma trazida pelos artistas. Está ocorrendo uma descaracterização de muitas festas de São João que estão acontecendo pelo Nordeste. Não podemos correr esse risco, muito menos com a utilização do dinheiro público. O que temos que fazer é lutar para preservar o São João, o forró, as comidas típicas, as quadrilhas juninas e a nossa cultura”, defendeu.

O regime de urgência do PL 3083/2023, denominado Luiz Gonzaga, foi aprovado no Plenário da Câmara e poderá ser votado nas próximas sessões. A matéria regulamenta a destinação de recursos para festividades de São João em todo o território nacional. Ela também estabelece a destinação de percentual mínimo de 80% das verbas públicas a serem utilizadas em festas juninas para artistas ligados ao forró e à cultura regional.

Quadrilhas Juninas

Em paralelo a essa defesa, Ruy também está lutando no Congresso para tornar as quadrilhas juninas como manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil. Ele é autor do PL 1227/2023, que prevê a preservação e proteção dessa importante tradição nordestina.

O deputado ressalta que além da questão cultural, as quadrilhas também movimentam a economia, geram emprego, renda e reforçam o potencial turístico da região.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo