destaquePolítica

Secretário alerta sobre protesto colunioso do Sintab

O secretário municipal de Administração, Diogo Lyra, participou na tarde desta quinta-feira, 13, do Programa Jornal do Meio-Dia (Rádio Campina Grande FM), quando elencou diversas conquistas dos servidores municipais de Campina Grande, além de rebater uma campanha caluniosa contra a gestão patrocinada pelo sindicato da categoria, o Sintab.

Diogo Lyra lamentou, logo no início da entrevista, que, nos últimos dias, o Sintab tem exposto, nos sinais de trânsito do centro da cidade, faixas nas quais está inscrito “Pague os servidores, prefeito”, levando a entender que o prefeito Bruno Cunha Lima estaria retendo, de maneira ilegal, os salários dos servidores públicos.

O sindicato propaga, segundo ele, uma impressão errada sobre a postura da gestão quanto aos servidores públicos, ponderando o secretário que a entidade poderia se comunicar de maneira responsável e não difamatória. Diante disso, foi taxativo: “O pagamento dos salários não está em atraso, pois os servidores recebem em dia e no mês trabalhado, obedecendo-se o calendário oficial anual divulgado no início de 2023.”

Diogo Lyra destacou a possibilidade de o sindicato ser acionado judicialmente por conta da iniciativa. “Trata-se de uma mensagem caluniosa, o que poderá ensejar uma ação judicial contra o sindicato, pois a faixa dá a entender a prática de retenção ilegal dos salários por parte do prefeito”, explicou, entendendo o secretário que o infundado protesto é uma manifestação clara de “animosidade pré-eleitoral”.

Conquistas da categoria

Diogo Flávio foi mais além. Disse que, além do pagamento em dia, existem muitas as conquistas dos servidores na atual gestão. E listou uma em destaque: o deferimento de 1.240 progressões aos servidores, fato que não vinha acontecendo há muitos anos, além de 460 progressões verticais. Assim, somando-se as progressões horizontais e verticais, alcançaram este benefício quase 1.770 funcionários.

Também foi concedido, recentemente, o reajuste salarial de 5,87%, após aprovado pela Câmara Municipal no final de junho, retroativo a 1° de maio. Comemorou o fato de que, no mês passado, os salários foram quitados antecipadamente no dia 23 de junho, além de haver o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário em favor dos servidores que requisitaram esta antecipação.

Diante do fato de que o fechamento da folha foi mais rápido, o efeito da lei reajustando salários vai acontecer neste mês de julho, sendo retroativos, não havendo qualquer prejuízo aos servidores. Explicou que 5,87% é a reposição da inflação no período, repondo-se as perdas financeiras decorrentes do processo inflacionário.

Diálogo com servidores

Sobre a acusação de que Bruno Cunha Lima não tem mantido o diálogo com os servidores, o secretário esclareceu que o prefeito tem uma agenda extensa, e assim, os secretários cumprem a tarefa de auxiliá-lo nos contatos e negociações com os sindicalistas. “O prefeito não se furta ao diálogo. Além disso, todos os secretários estão sempre à disposição da categoria para que sejam sanadas as mais diversas pendências”, acrescentou.

De acordo com Diogo, o diálogo sempre estará aberto com as lideranças sindicais e com os servidores em geral. Em outros contatos com a imprensa, o secretário lembrou, por exemplo, que os temas de competência imediata da Secretaria de Administração já foram discutidos com os dirigentes sindicais e tiveram o devido encaminhamento.

O secretário de Administração citou o caso da criação de uma comissão para avaliação do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR Geral) do Município, destinado a beneficiar a maior parte dos servidores, especialmente os que têm uma menor remuneração, não sendo contemplados com PCCRs específicos.

Este plano geral, conforme explicou, fará com que os servidores, mediante a atualização de tabelas, usufruam de benefícios financeiros decorrentes de progressões concedidas ao longo do atual governo, destravando, inclusive, algumas pautas mais antigas.

Codecom

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo