destaqueMarcone FerreiraPolítica

Filho 04 de Bolsonaro é principal alvo da PC do DF

A Operação Nexum, da Polícia Civil do Distrito Federal, escolheu como alvo Jair Renan (foto), que vem a ser o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (24).

A investigação recai sobre um grupo suspeito de lavagem de dinheiro e estelionato, além de falsificação de documentos e sonegação fiscal.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, também dois de prisão, sendo um em Brasília e outros em Balneário de Camboriú, Santa Catarina.

Renan é alvo de um mandado de busca e apreensão na capital federal e na cidade catarinense. O principal alvo da operação é Maciel Carvalho, 41, ex-instrutor de tiro do filho 04 do então presidente.

Maciel é um dos alvos dos mandados de prisão. Ele está preso desde janeiro. Já o outro alvo está foragido e também é procurado por homicídio no Distrito Federal.

Acusação

Segundo a denúncia, Carvalho é suspeito de liderar o esquema que envolvia o uso de uma pessoa “não existente” como laranja. E mais: empresas de fachada para omitir patrimônio.

Por nota, a Polícia Civil revela que “a investigação apontou para a existência de uma associação criminosa cuja estratégia para obter indevida vantagem econômica passa pela inserção de um terceiro, ‘testa de ferro’ ou ‘laranja’, para se ocultar o verdadeiro proprietário das empresas de fachada ou empresas ‘fantasmas’, utilizadas pelo alvo principal e seus comparsas”.

Ainda, conforme a PC-DF, “de acordo com os elementos de prova, o principal investigado [Carvalho] e um de seus comparsas fizeram nascer a falsa pessoa de ANTÔNIO AMANCIO ALVES MANDARRARI, cuja identidade falsa foi usada para abertura de conta bancária e para figurar como proprietário de pessoas jurídicas na condição de ‘laranja’”.

As investigações mostram também que os suspeitos usaram “dados de contadores sem o consentimento destes, inserindo declarações falsas com o fim de alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante, bem como mantém movimentações financeiras suspeitas entre si, inclusive como o possível envio de valores para o exterior”.

É a denúncia que resultou na operação policial desta manhã contra o filho 04 do ex-presidente Bolsonaro. (Com informações O Antagonista).

Blog de Marcone Ferreira

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo