Governo estuda privatizar a BR 101 e trecho da 230
O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou nesta terça-feira (5), durante reunião com a bancada federal paraibana em Brasília, que está sendo estudada a possibilidade de entregar à inciativa privada a BR-101 e o trecho da BR-230 entre João Pessoa e Patos. Com a concessão das rodovias, seria cobrada uma taxa de pedágio.
O ministro avaliou que o investimento das empresas que devem assumir a BR-101 no estado seria baixo, por isso o valor a ser cobrado no pedágio seria “barato”, em seu entendimento.
Já o trecho entre João Pessoa e Patos, a possível tarifa de pedágio que deverá ser cobrada pode ser mais elevada devido ao maior investimento na rodovia.
“O governo vem estudando a concessão da BR-101 em todo o Nordeste e na Paraíba seria a concessão de toda a extensão, da divisa com o Rio Grande do Norte até Pernambuco. A tarifa nesse trecho seria barata, já que será mais para manutenção. Já na BR-230 será um investimento considerável e será um pouco maior [futura tarifa de pedágio]”, afirmou o ministro.
Durante o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no mês de agosto, o Governo Federal sinalizou a existência de estudos para a concessão das rodovias. Além das BRs 101 e 230, também podem ser entregues à iniciativa privada trechos das BRs 116 e 304, que cortam a Paraíba.
“Estão em estudos preliminares dois lotes de rodovias federais que cortam a Paraíba. O primeiro é chamado de Nordeste 4, que inclui as BR-101/230/PE/PB e tem extensão de 406 quilômetros. O outro, Nordeste 5, possui 660 quilômetros de extensão cortando as BR-101/116/304/PB/RN/CE. Os estudos em andamento vão indicar se existe viabilidade ou não de concessão ou de parceria público-privada nestas rodovias”, declarou o Ministério dos Transportes na época.