destaquePolítica

Biografia sobre Zé Maranhão é lançada hoje no Senado

O livro “Grandes Vultos que honraram o Senado: José Maranhão” será lançado nesta terça-feira (19), às 15h, no Salão Nobre do Senado. A desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, atualmente presidente do TRE-PB, será uma das figuras centrais na cerimônia.

A obra é de autoria de Francisco de Sales Gaudêncio e Eduardo Peruzzo. A cerimônia acontecerá no Salão Nobre do Senado Federal. Gaudêncio disse que foram ouvidos inúmeros familiares, amigos próximos, políticos contemporâneos, para esboço da face mais pessoal e de momentos marcantes da vida do senador José Maranhão.

Ora tradicional, ora conciliador, outras vezes um ‘radical’, Zé Maranhão aparece entre aqueles sujeitos multifacetados que são quase impossíveis de se enquadrar numa obra ‘completa e definitiva’, sendo – por isso mesmo – muito difíceis de serem biografados”, conceitua Sales Gaudêncio.

José Targino Maranhão faleceu no dia 8 de fevereiro de 2021, em São Paulo, aos 87 anos. Casado com a desembargadora Fátima Maranhão, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Maranhão deixou três filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e dois netos (José Neto e Maria de Fátima). Além de senador, ele foi governador da Paraíba por três vezes, vice-governador, deputado constituinte, deputado federal e deputado estadual.

A coleção “Grandes Vultos que Honraram o Senado” foi instituída pela Resolução do Senado Federal nº 84, de 19 de novembro de 1996, com o objetivo de homenagear ex-senadores que tenham se destacado como personalidades da história cultural, política e parlamentar brasileira.

Com esta publicação, o Senado Federal reverencia a trajetória de personalidades que exerceram o cargo de Senador da República, deixando contribuições para a vida política do País.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo