destaqueMundo

Guerra: Israel faz operações por terra em regiões de Gaza

As Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram ter feito operações pontuais por terra no norte da Faixa de Gaza durante a madrugada desta segunda-feira (23). Autoridades iraelenses informaram que as operações miraram áreas onde estavam reunidos integrantes do grupo terrorista Hamas e de outras organizaçãoes armadas palestinas.

Houve ataques de tanques e forças de infantaria para tentar localizar e buscar informações sobre pessoas desaparecidas e reféns feitos pelo Hamas. Segundo informações iniciais, contudo, não se trata da ocupação por terra que o governo de Israel vem anunciado desde o início da guerra, em 7 de outubro, desencadeada por um ataque do grupo terrorista em território israelense.

De acordo com a BBC, o porta-voz da FDI, Daniel Hagari, falou nesta segunda sobre as mais recentes ações na Faixa de Gaza:

“Durante a noite, houve ataques de tanques e forças de infantaria. Esses ataques são ataques que matam esquadrões de terroristas que estão se preparando para a próxima fase da guerra. São ataques que vão mais longe, na linha de contato [com os inimigos]. Essas incursões também localizam e procuraram qualquer coisa que possamos obter em termos de informações sobre desaparecidos e reféns”.

No domingo, forças do Hamas afirmaram que ataques no leste de Khan Younis, no sul de Gaza, foram identificados e que soldados israelenses cruzaram a cerca “por vários metros”, ainda segundo a BBC. O grupo terrorista afirma que, nessa incursão, foram destruídas duas escavadeiras e um tanque. Além disso, soldados israelenses teriam deixado seus veículos e fugido a pé para leste da cerca.

Na madrugada deste domingo, mais de 50 palestinos foram mortos em ataques aéreos à Faixa de Gaza, disseram autoridades médicas locais. Na véspera, Israel tinha avisado que iria intensificar os ataques no norte de Gaza, mas o sul também foi alvo de novos bombardeios.

A ofensiva ocorreu horas depois de Israel pedir mais uma vez que habitantes de Gaza se deslocassem para o sul do território. Segundo o Exército israelense, um dos líderes do Hamas e dezenas de terroristas foram mortos nessas ações noturnas em Gaza.

No balanço mais recente, o Ministério da Saúde palestino informou que o número de mortos na Faixa de Gaza subiu para 4.741. Das vítimas, 40% seriam crianças. O número de feridos também subiu e foi para 15.898. Mais de 6 mil pessoas já perderam a vida na guerra entre Israel e o Hamas.

G1 – Foto: REUTERS/Violeta Santos Moura

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo