destaquePolítica

Ruy crítica atraso e cobra pagamento da enfermagem

O atraso no pagamento do piso da enfermagem para os profissionais do município de João Pessoa foi criticado pelo deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar tem sido procurado por diversos enfermeiros que atuam nas unidades de saúde da capital. Eles denunciam que mesmo com o repasse do Ministério da Saúde, os valores ainda não foram pagos aos trabalhadores.

“A Prefeitura já recebeu o repasse do Ministério da Saúde. De acordo com a portaria do Governo Federal, o dinheiro foi transferido para os municípios e estados no dia 31 de outubro. Em muitos locais, esse pagamento tem sido feito através de uma folha complementar. O que não pode é deixar a categoria a mercê e sem nenhum tipo de esclarecimento. Isso é mais um reflexo do desastre administrativo instalado na atual gestão”, condenou Ruy.

O deputado ainda revelou que os valores repassados para os hospitais filantrópicos também chegam por meio da prefeitura da capital. “Se os hospitais Napoleão Laureano, São Vicente e Padre Zé receberam na última semana, isso significa que o dinheiro está na conta da prefeitura há alguns dias. É ela que recebe do Ministério da Saúde e direciona os valores para essas outras instituições. O que falta é gestão”, acrescentou.

Uma técnica de enfermagem, que preferiu não se identificar com medo de represálias, descreveu o sentimento da categoria. “Estamos precisando de ajuda para ver se esse pesadelo do complemento do piso da enfermagem tem um desfecho positivo. Nós, profissionais lotados na Secretaria de Saúde, estamos mais uma vez a mercê da boa vontade da gestão. Os valores para pagamento do piso já estão nos cofres públicos e o ilustríssimo senhor prefeito Cícero Lucena quer ficar segurando nosso complemento. A enfermagem está saturada e cansada de ser escrava”, desabafou.

Ela também revelou como os repasses vinham acontecendo. “Ele vinha repassando esse complemento em uma folha extra, depois que recebia a verba do Ministério da Saúde. Só que esse mês ele recebeu e não quis nos repassar, deixando todos nessa angústia e expectativa. Segundo informações, o prefeito só quer repassar o complemento no final do mês de novembro”, complementou.

O Ministério da Saúde liberou no dia 30 de outubro o repasse dos recursos para o pagamento de duas parcelas no mês de novembro, incluindo o 13º salário. Os investimentos federais destinados aos municípios foram detalhados através da Portaria 1.677/2023.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo