Na manhã desta terça-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação batizada de “Não Seja um Laranja 3″. A ação contou com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e filiados, para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas. Houve cumprimento de mandos em três cidades da Paraíba.
De acordo com assessoria da PF, no Estado foram compridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Campina Grande, Caturité e Cabaceiras. A operação também cumpriu mandados em outros nove estados, como no Acre (1) Alagoas (2), Amapá (1), Goiás (2), Maranhão (1), Piauí (2) e Rio Grande do Norte (1), Minas Gerais (1) e Pernambuco (1).
As ordens judicias foram compridas por meio da Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. As investigações apontam que os alvos cederam contas pessoais para receber recursos oriundos de golpes e fraudes contra clientes bancários.
A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com a Febraban e instituições bancárias associadas no combate às fraudes bancárias eletrônicas.
Nos últimos anos, a PF detectou um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento. Este “lucro fácil”, com a cessão das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos. Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.
Alerta