A edição celebrativa de 10 anos do Natal Iluminado foi oficialmente aberta na noite desta quinta-feira (30), reafirmando o nome de Campina Grande como referência de uma das maiores festas natalinas do Nordeste. Realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma parceria intersetorial de diversas secretarias e órgãos da gestão municipal, a edição 2023 do Natal Iluminado acontecerá até o dia 14 de janeiro de 2024, com diversas atrações culturais e movimentando a economia campinense durante de 46 dias de festa.
A abertura oficial foi iniciada com um cortejo realizado pela Lira de Campina Grande, que partiu da Estação Anjo da Anunciação (Parque da Criança), e percorreu o Calçadão do Bem. Ao chegar no túnel luminoso, nas proximidades da Estação das Luzes, localizada às margens do Açude Velho, a trupe natalina recebeu a todos anunciando as boas novas do Natal.
Às 19h40, após uma emocionante contagem regressiva, os campinenses puderam contemplar o acendimento das luzes da grandiosa Árvore de Natal, e do túnel luminoso, que neste ano foi ampliado para 160 metros.
No palco da Estação das Luzes, o prefeito Bruno Cunha Lima celebrou a chegada de mais uma edição do evento, que enaltece a força cultural de Campina Grande, e fortalece o setor econômico da cidade.
“É com imensa alegria que estamos aqui, hoje, com Campina, celebrando os 10 anos do Natal Iluminado, que é uma marca que se consolida a cada ano, e que em 2023 contará com 46 dias, com a participação de escolas, corais, igrejas e famílias que compartilharão desse sentimento. O Natal, acima de um evento que vai movimentar a economia gerando emprego e renda, nos dá a garantia e esperança da vida eterna. Que o sentimento de amor, fé e esperança estejam em nossos corações não apenas ao longo dos 46 dias, mas ao longo das nossas vidas”, comemorou Bruno Cunha Lima.
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Tâmela Fama, celebrou a chegada do tempo das luzes, e abordou sobre a importância do Natal Iluminado.
“O Natal Iluminado já se consolidou como uma das grandes plataformas de Campina Grande, pela sua capacidade de movimentar diversos setores produtivos da nossa cidade. Nós requalificamos a edição deste ano, atendendo as demandas da população, do segmento empresarial e de diversas outras categorias que são primordiais para o sucesso da festa. Nossa expectativa é que Campina Grande possa viver nesses 46 dias mais um momento histórico, com uma vasta programação cultural, e uma grande movimentação econômica”, celebrou Tâmela Fama.
O secretário-adjunto de Cultura, João Dantas, ressaltou a importância do evento que contou na sua abertura com a apresentação do Coro Municipal de Campina Grande.
“O Natal Iluminado tem a participação de mais de mil artistas, com grupos, corais, trupes, encenações, que se estenderão ao longo desta edição. O Natal está sendo trabalhado com uma visão de torná-lo como um dos maiores eventos do Brasil, assim como foi com O Maior São João do Mundo”, afirmou João Dantas.
Em continuidade à noite de abertura, os presentes ainda foram presenteados com um espetáculo promovido pelo Coro Municipal de Campina Grande, que contou com um vasto repertório natalino. Encerrando a primeira noite desta edição , a magia da Caravana da Coca-Cola encantou a todos, após percorrer toda a cidade Rainha da Borborema, iluminando os principais ruas e avenidas.
Como um evento que acontece por meio de uma ação conjunta de vários setores que integram a gestão municipal, a abertura do Natal Iluminado 2023 contou também com presença de secretários de diversas pastas, a exemplo das Secretarias de Obras, Sesuma, Saúde, Educação e Assistência Social, Administração, bem como da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) e da Agência Municipal de Desenvolvimento.
Natal Iluminado 2023
Para a edição dos 10 anos do Natal Iluminado, a gestão do evento, orientada por pesquisa de opinião pública realizada durante o ano passado, decidiu concentrar a cenografia natalina e a programação cultural majoritariamente no Açude Velho e no Parque da Criança, respectivamente Estação das Luzes e Estação Anjo da Anunciação. Entretanto, haverá programação cultural também na Estação Reis Magos (Teatro Municipal Severino Cabral) e na Estação Estrela de Belém (itinerante).
Ao todo serão 23 pontos de decoração espalhados pela cidade, entre ruas, avenidas, prédios históricos, monumentos, parques, praças, rotatórias, museus, equipamentos públicos e os distritos. A população local e os turistas terão 46 dias para visitar a festa. Uma das principais atrações decorativas do evento, a Árvore de Natal, estará com elementos tradicionais da festa e medirá 28 metros. Ao seu lado estará o túnel luminoso, que aumentou e tem agora uma extensão de 160 metros. Outro elemento que comporá o cenário de decoração natalina é a Casa de Papai Noel, instalada na Villa Gastronômica do Parque da Criança.