A Polícia Federal iniciou, na manhã desta quinta-feira (7), em São Paulo, uma operação contra o tráfico internacional de drogas.
São cumpridos 13 mandados de prisões temporárias e 18 de busca e apreensão contra traficantes que atuam no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Conforme a PF, três investigações distintas apontaram quem integrava os grupos que enviavam cocaína para Europa e África por malas irregularmente despachadas ou através do setor de cargas do aeroporto.
As investigações apontaram também que parte dos suspeitos é considerada líder do tráfico na região de Guarulhos.
“Os traficantes foram identificados em indícios de técnicas investigativas, nas quais grupos de WhatsApp eram formados para organizar o envio da droga”, divulgou a PF.
Até esta quinta-feira (7), foram apreendidos no Brasil e no exterior quase 700 quilos de cocaína. Os países de destino da droga foram Alemanha (578 quilos), Portugal (77 quilos) e Etiópia (37 quilos).
Trio pesado
Em 23 de novembro, o sistema de monitoramento do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou a ação de três homens. Eles foram presos pela suspeita de envolvimento em um esquema de troca de bagagem para enviar cocaína ao exterior. A polícia apreendeu 40 quilos da droga.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Luiz Alberto Guerra, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os policiais civis perceberam uma movimentação próxima ao balcão de despacho de bagagens no check-in de conexões internacionais, no terminal 2.