Com a participação direta do líder do União Brasil no Senado, senador Efraim Filho, autor do projeto, o Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (14/12), o veto presidencial à desoneração da folha de pagamento.
Com isso, 17 setores produtivos que mais empregam no país continuarão com o benefício até dezembro de 2027. Efraim disse que a manutenção preservará até 600 mil empregos e “pais de família poderão passar o final de ano mais tranquilos ao saber que terão condições de levar o pão à mesa”.
A vitória de Efraim é decisiva também para a economia e o emprego na Paraíba. A desoneração da folha significa a manutenção e geração de milhares de empregos no estado. Ao reduzir os encargos trabalhistas, a medida tem impacto direto na capacidade das empresas paraibanas de sustentar e criar novas vagas de emprego, crucial para o desenvolvimento regional e o fortalecimento de setores-chave da economia.
A decisão do Congresso Nacional, portanto, não significa apenas a vitória legislativa, mas um passo significativo para a estabilidade econômica e o progresso social do estado.
Em votação com ampla margem nas duas casas, a desoneração da folha de pagamento para os 17 setores da economia que mais empregam foi de 60 votos a favor da derrubada do veto contra 13, no Senado. Na Câmara, o placar foi de 378 votos favoráveis e 78 contrários.