Em seu périplo por uma região do Sudoeste da Bahia, o presidente Adriano Galdino (Republicanos), da Assembleia Legislativa, conheceu a produção do umbu gigante em uma propriedade na cidade de Manoel Vitorino, município que mais produz a fruta no estado, com cerca de mais de 50 mil toneladas/ano. Nesta visita, ele estava acompanhado da prefeita de Pocinhos-PB, Eliane Galdino.
“Conhecemos, de perto, o grande potencial do umbu gigante. Com uma genética única, esse fruto pode ser importante edição para a agricultura da Paraíba. Iremos transformar essa ideia em realidade, proporcionando mais oportunidades de renda e emprego para os agricultores locais. Um grande passo em direção a uma agricultura mais produtiva e desenvolvida”, destacou Adriano Galdino.
O prefeito da cidade baiana de Manoel Vitorino, Silvany Barros, também acompanhou o presidente do legislativo paraibano na visita. Galdino conheceu o trabalho realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia, uma rede de agroindústria da agricultura familiar.
“Essa iniciativa, que se destaca pelo processamento de frutas, representa um modelo inspirador de colaboração entre diversas comunidades. Estamos absorvendo experiências valiosas para levar ao município de Pocinhos e toda a Paraíba”, disse a prefeita Eliane Galdino.
Durante a safra, dezenas de caminhões movimentam o município de Manoel Vitorino porque, segundo a Cooperativa de Agricultores Familiares do Sudoeste da Bahia, nem 1% da produção de umbu é para consumo dentro do próprio município.
Redação/Assessoria