A experiência da primeira academia ao ar livre da cidade, construída pela Prefeitura de João Pessoa na praia de Cabo Branco, servirá de modelo para o Brasil.
Nesta quinta-feira (4), o prefeito Cícero Lucena apresentou o equipamento ao ministro dos Esportes, André Fufuca, que projetou a construção de novas unidades pelo País e ainda confirmou que a Capital paraibana ganhará seis novas academias com recursos federais.
Cícero Lucena liderou uma comitiva de gestores durante visita à academia no Cabo Branco, que além do ministro, contou com os deputados federais Mersinho Lucena, Aguinaldo Ribeiro e Wilson Santiago, o deputado estadual Wilson Filho, além de vereadores e o secretário de Esportes do Estado, Lindolfo Pires.
O prefeito celebrou o momento que a cidade vive no esporte, incluindo a construção de novos espaços e a realização de eventos como a Maratona Internacional, Grand Fondo, Paraciclismo, entre outros.
“Estamos tendo a capacidade de consolidar o projeto de transformar João Pessoa na capital do esporte saudável desse país e que as nossas experiências possam ser multiplicadas com esse objetivo, na importância da prática de atividades físicas para a qualidade de vida”, ressaltou Cícero.
O ministro André Fufuca elogiou o pioneirismo da Academia ao Ar Livre Allen Lucena, em João Pessoa, dizendo que o equipamento de incentivo ao esporte será multiplicado, principalmente, para cidades litorâneas.
“A gente tem uma academia do povo, uma academia pública, com mais de 7 mil inscritos em uma área pequena, mas que demonstra a intenção da sociedade, a intenção dos homens e mulheres que querem ter uma vida saudável. Serão mais seis academias sendo feitas aqui em João Pessoa ou em outras áreas onde foi escolhido pela Prefeitura”, projetou o ministro.
O secretário de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Kaio Márcio, adiantou que serão investidos cerca de R$ 2 milhões para a construção das seis novas unidades.
“Vamos multiplicar esse modelo nos bairros, porque o prefeito Cícero percebeu o quão bom é a academia para a iniciação esportiva da população, com acompanhado dos nossos instrutores, com treino individualizado, o uso do aplicativo. Enfim, a gente fica muito feliz dessa parceria com o Governo Federal”, afirmou.