destaqueMarcone Ferreira

Morre Agassiz Almeida, um defensor dos direitos humanos

Aos 89 anos, morreu na noite passada o ex-deputado federal Agassiz Almeida, um defensor da luta pelos direitos humanos no Brasil. Foi confirmada pelo seu filho, Agassiz Almeida Filho, que compartilhou nas redes sociais que “o pai partiu em paz”. A morte aconteceu serenamente em sua residência.

O velório está acontecendo no salão nobre da Assembleia Legislativa, onde recebe últimas homenagens, com o sepultamento no cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa.

Agassiz nasceu em Campina Grande em 1935 e logo cedo se envolveu com os movimentos de esquerda. Também se destacou como fundador e advogado das Ligas Camponesas. Deixa dois legados importantes: compromisso com a reforma agrária e a educação. Vão perdurar ao longo das gerações.

Ele foi um dos primeiros políticos paraibano a ser perseguido após o Regime Militar de 1964 e em sua trajetória inclui-se prisões, exílio forçado e direitos políticos cassados. Foi eleito deputado após a redemocratização, tendo participado ativamente da Assembleia Nacional Constituinte, que resultou na criação da Constituinte de 1988.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo