destaqueMundo

Prevista vitória esmagadora da centro-esquerda inglesa

Reino Unido

Os primeiros resultados de pesquisas de boca de urna no Reino Unido, divulgadas na noite desta quinta-feira (4) apontam para uma vitória esmagadora do Partido Trabalhista (centro-esquerda) sobre os conservadores nas eleições para o Parlamento britânico. Com isso, os trabalhistas devem voltar ao poder no Reino Unido após 14 anos.

Segundo a pesquisa, os trabalhistas obtiveram 410 assentos no Parlamento britânico, contra 131 dos conservadores do atual primeiro-ministro, Rishi SunakPara ganhar a maioria, um partido ou coalizão precisa de 326 cadeiras — o Parlamento tem um total de 650 assentos. A imprensa britânica está tratando o resultado como uma “vitória de lavada” trabalhista.

Os números do último Parlamento, dissolvido em maio, expõem o tamanho da mudança: o Partido Conservador era maioria, com 344 cadeiras, e perderam mais de 200 assentos. Já os trabalhistas tinham 205 cadeiras, ou seja, dobraram o número de deputados do partido.

Com o resultado, Keir Starmer (foto), líder do Partido Trabalhista, deve se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido — veja quem ele é. A campanha dos trabalhistas focou em uma única palavra: mudança.

Starmer agradeceu aos eleitores após o fechamento das urnas. “A todos que fizeram campanha para o Partido Trabalhista nesta eleição, a todos que votaram em nós e confiaram no nosso Partido Trabalhista reformado – obrigado”, disse Starmer em publicação no X (antigo Twitter).

G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo